quarta-feira, 10 de abril de 2013

Acolhida de Peregrinos Estrangeiros na Diocese

A acolhida de Peregrinos Estrangeiros em nossa Diocese para participarem da Semana Missionária, junto às nossas estruturas paroquiais, vai acontecer da seguinte maneira:

  1. A princípio foram feitas pesquisas nas regiões pastorais da nossa diocese, para identificar quais paróquias poderiam receber Peregrinos Estrangeiros, segundo os dados enviados para a Coordenação Pastoral Diocesana somam o total de vagas de 995 jovens;
  2. Segundo a proposta da Semana Missionária, todas as Dioceses são convidadas a viverem este acontecimento de 16 a 21 de Julho, e os peregrinos estrangeiros serão inseridos nas atividades da estrutura preparada pelas paróquias, portanto, com ou sem a acolhida de peregrinos estrangeiros todos são convidados a viverem esta semana missionária.
  3. Os peregrinos estrangeiros ao serem acolhidos nas paróquias vão conhecer a nossa realidade diocesana e paroquial, por isso na programação da semana estão: a apresentação da realidade, visitas missionárias, partilha de experiências, e o mais importante da acolhida é oferecer a eles acolhimento nas famílias da paróquia, favorecendo o relacionamento interpessoal e o exercício de uma "obra de misericórdia" que se refere à "acolhida de peregrinos". Portanto, as paróquias acolhedoras precisam preparar antecipadamente a lista de famílias acolhedoras, não importando o idioma, a linguagem predominante deve ser a da caridade cristã.
  4. E todos devem estar se perguntando: De que país esses peregrinos virão? Como serão distribuídos? A princípio, alguns grupos específicos poderão ser acolhidos nas paróquias que tiverem mais afinidade por idiomas específicos. Mas podem acontecer casos em que os grupos de virão escolherem a cidade por afinidade, ou conhecimento, como é o caso de alguns que se inscreveram e conhecem um jovem de determinada cidade. Por isso pedimos que preparem suas famílias acolhedoras para qualquer imprevisto, porque não sabemos quais serão os países que vão participar da semana missionária em nossa Diocese.
  5. Último ítem desta postagem: há uma grande possibilidade de nem todas as paróquias que se dispuseram a acolher jovens estrangeiros venham a acolhe-los, visto que dependemos das inscrições dos mesmos. Mesmo assim, estejamos preparados para receber esses peregrinos que virão ou não para participar conosco!
SEJAMOS MISSIONÁRIOS, SEJAMOS ACOLHEDORES, SEJAMOS DISCÍPULOS E DISCÍPULAS DE JESUS CRISTO!

REZEMOS JUNTOS PARA QUE ESTA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SEJA UM PENTECOSTES PARA A NOSSA IGREJA NO BRASIL E NO MUNDO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário